Na próxima segunda-feira, 22 de setembro, ocorrerá na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), em Campo Grande, o seminário intitulado “Reforma Agrária como Dinamizador do Desenvolvimento Sustentável”. O evento está previsto para começar às 8h e será realizado nos plenários Deputado Júlio Maia e Deputado Nelito Câmara.
Proposto pelo deputado estadual Zeca do PT, presidente da Comissão de Desenvolvimento Agrário, Assuntos Indígenas e Quilombolas, o seminário contará com diversas atividades e mesas redondas ao longo do dia, com a presença da ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, além de outros representantes do governo federal.
Confirmadas também estão a secretária-executiva do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Fernanda Machiaveli, e o presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), César Aldrighi. A bancada estadual e federal do Partido dos Trabalhadores em Mato Grosso do Sul participará do evento, que contará ainda com a presença de líderes de movimentos sociais dedicados à reforma agrária.
**Agenda da Manhã**
O evento começará no plenário Júlio Maia, onde será feita a entrega de Títulos de Domínio para famílias das cidades de Sidrolândia, Nioaque e Campo Grande, além de Contratos de Concessão de Uso para famílias de Dois Irmãos do Buriti. Também será anunciado um investimento de R$ 3,8 milhões em contratos do Programa Nacional de Crédito Fundiário para famílias da Fazenda Três Meninas.
Outras ações programadas incluem o pagamento do programa Fomento Mulher e o lançamento do Condomínio Quilombola Tia Eva, que representa um investimento aproximado de R$ 32 milhões voltado para a inclusão social e o reconhecimento de comunidades tradicionais.
Além disso, será assinado o Selo Quilombos do Brasil e o Selo Indígena do Brasil, que serão entregues às lideranças do Quilombo Buriti e da Aldeia 10 de Maio.
**Agenda da Tarde**
A partir das 13h30, as atividades se transferem para o Plenarinho Deputado Nelito Câmara, onde ocorrem mesas redondas e debates sobre reforma agrária. A programação vespertina inclui:
– 13h30: Abertura
– 13h45: Reforma Agrária, perspectivas e avanços
– 14h15: Demanda Social pela Terra em Mato Grosso do Sul
– 14h30: Obtenção de Terras e Metas para o biênio 2025/2026
– 15h: Pauta dos Movimentos (Unitária Agrária – Frente Coletiva – Femams)
– 16h: Encerramento do evento
**Serviço**
Seminário: “Reforma Agrária como Dinamizador do Desenvolvimento Sustentável”
Data: 22 de setembro de 2025
Local da manhã: Plenário Júlio Maia da ALEMS – Parque dos Poderes, Campo Grande-MS
Local da tarde: Plenarinho Deputado Nelito Câmara da ALEMS – Parque dos Poderes, Campo Grande-MS



