sábado, junho 27, 2026
InícioDouradosPrefeitura de Dourados realiza ações preventivas em alusão ao Dia Mundial do...

Prefeitura de Dourados realiza ações preventivas em alusão ao Dia Mundial do Rim

Atividades, que estão sendo coordenadas pela Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a equipe e-Muti da Atenção Primária, acontecem na Praça Antônio João e no bairro Santo André com exames, orientações e ações educativas para a população

A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sems), promove nesta quinta-feira (12) duas ações em alusão ao Dia Mundial do Rim. As atividades visam à prevenção e à detecção precoce de doenças renais e buscam ampliar o acesso da população a informações e serviços preventivos.

Em Dourados, 252 pessoas fazem tratamento de diálise, número que reforça a necessidade de diagnóstico precoce e acompanhamento contínuo da saúde renal. As iniciativas são realizadas em parceria com instituições de saúde e ensino.

A primeira ação acontece das 7h30 às 11h na Praça Antônio João. A expectativa é superar 150 atendimentos no período da manhã. A atividade contará com a participação da Clínica do Rim, da equipe e-Multi da Atenção Primária, de acadêmicos de Nutrição da Unigran e de alunos dos cursos técnicos em enfermagem e análises clínicas do Senac.

No local serão realizados exames de sangue — incluindo dosagem de creatinina e tipagem sanguínea — além de verificação de glicemia capilar, aferição da pressão arterial, avaliação antropométrica e auriculoterapia. Haverá, ainda, orientações sobre cuidados com os rins, prevenção do pé diabético e identificação de açúcares escondidos em produtos industrializados. Serão distribuídos água mineral e materiais educativos.

A segunda ação será realizada das 7h às 10h com o grupo Hiperdia da unidade de saúde do bairro Santo André, na quadra esportiva da Escola Estadual Maria da Glória Muzzi Ferreira. A iniciativa é uma parceria entre a Unidade Crítica Médica (UCM) e a Secretaria Municipal de Saúde.

O grupo Hiperdia atende cerca de 30 pacientes que participam regularmente de atividades voltadas ao controle de doenças crônicas, como hipertensão e diabetes. No encontro estão previstas orientações sobre cuidados renais, avaliação antropométrica, verificação de glicemia capilar, aferição da pressão arterial e medição da frequência cardíaca.

A programação inclui ainda aula de alongamento, distribuição de material informativo, conversa sobre prevenção e detecção precoce de doenças renais e a atividade interativa Jogo da Vida Saudável, destinada à conscientização sobre hábitos saudáveis.

LEIA TAMBÉM

MAIS POPULARES