O Ministério da Educação (MEC) realizará, nesta segunda-feira (1º), o pagamento da sexta parcela do programa Pé-de-Meia de 2025 aos alunos nascidos em novembro e dezembro.
O programa destina-se a estudantes do ensino médio matriculados em escolas públicas, incluindo a modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), desde que estejam cadastrados no Cadastro Nacional de Programas Sociais (CadÚnico).
Nesta fase, a Caixa Econômica Federal, responsável pela administração dos recursos, informa que aproximadamente 3,4 milhões de alunos receberão um benefício de R$ 200 até a próxima segunda-feira. Para serem elegíveis, os estudantes precisam manter uma frequência mínima de 80% nas aulas.
Os pagamentos estão programados de acordo com o mês de nascimento dos alunos, sendo que o calendário de depósitos é o seguinte:
– Nascidos em janeiro e fevereiro: 25 de agosto
– Nascidos em março e abril: 26 de agosto
– Nascidos em maio e junho: 27 de agosto
– Nascidos em julho e agosto: 28 de agosto
– Nascidos em setembro e outubro: 29 de agosto
– Nascidos em novembro e dezembro: 1º de setembro
Os concluintes da modalidade EJA também receberão uma parcela única de R$ 1 mil no mesmo período.
Os depósitos correspondentes à poupança do ensino médio estão sendo realizados em contas poupança abertas automaticamente pela Caixa em nome dos participantes. Os valores podem ser acessados imediatamente, especialmente se o aluno tiver 18 anos ou mais e usar o aplicativo Caixa Tem. Para menores de idade, é necessária a autorização do responsável, podendo ser feita pelo aplicativo ou em uma agência da Caixa.
Os alunos podem verificar o status dos pagamentos e informações pertinentes no aplicativo Jornada do Estudante, disponível pelo MEC.
O programa Pé-de-Meia oferece quatro tipos de incentivos financeiros:
1. Incentivo-matrícula: R$ 200, pago uma vez por ano ao se matricular no início do ano letivo.
2. Incentivo-frequência: R$ 200 por parcela, até nove vezes durante o ano para aqueles com frequência mínima de 80%.
3. Incentivo-conclusão: Total de R$ 3 mil por aprovação nos três anos do ensino médio e participação em avaliações educacionais, com saques vinculados à conclusão.
4. Incentivo-Enem: R$ 200, pago em parcela única, após a realização do Exame Nacional do Ensino Médio.
Juntas, essas parcelas podem totalizar até R$ 9,2 mil por aluno no final do ensino médio. O programa Pé-de-Meia, lançado em janeiro de 2024, visa apoiar estudantes de baixa renda na conclusão do ensino médio, funcionando como uma poupança para garantir a permanência escolar. O MEC esclarece que não é necessário realizar inscrição, pois os alunos que atendem aos critérios são incluídos automaticamente no programa.



