Aluno da rede estadual foi contratado em caráter permanente antes de concluir o ensino médio, segundo registros da Secretaria de Estado de Educação. A efetivação ocorreu aos 17 anos e teve origem em um programa que integra formação escolar e experiência profissional.
Em 2024, enquanto cursava o 2º ano do ensino médio pelo itinerário de Marketing Digital no Centro de Educação Profissional Hércules Maymone, em Campo Grande, Wender Cardoso participou do PAP (Programa de Aprendizagem Profissional). O programa atende estudantes de 14 a 24 anos da Rede Estadual de Ensino, oferecendo contrato formal, remuneração e atividades práticas no ambiente de trabalho.
Wender foi alocado como auxiliar administrativo na empresa Guatós. Na função, desempenhou atividades como organização de arquivos e elaboração de planilhas. A formação vinculada ao programa incluiu orientação sobre postura profissional, conduta em entrevistas e rotinas empresariais.
Conciliando estudos e emprego, ele concluiu o ensino médio e teve o vínculo de trabalho mantido pela empresa, com a formalização do contrato. Atualmente, Wender cursa Gestão de TI na modalidade a distância pela Unifamma, em Maringá, e contribui financeiramente em casa. Ele mora com a mãe, servidora pública, e o pai, pedreiro.
Desde a introdução do PAP na Rede Estadual, em 2023, mais de mil adolescentes foram contratados como jovens aprendizes. Além do programa, a ampliação da oferta de cursos de educação profissional na REE impactou a rotina de mais de 100 mil jovens nos últimos três anos.
Informações: Comunicação SED (Gilberto Vargas Jr.). Fotografias registradas por Gilberto Vargas Jr.



