quarta-feira, junho 24, 2026
InícioDouradosACED ressalta reinício das obras da Feira Livre pela Prefeitura de Dourados

ACED ressalta reinício das obras da Feira Livre pela Prefeitura de Dourados

Presidente da Associação Comercial e Empresarial de Dourados enfatiza que a obra vai representar mais segurança e melhores condições de trabalho aos comerciantes, além de um atendimento mais adequado aos consumidores que frequentam a feira

A Prefeitura de Dourados iniciou nesta terça-feira (23) a obra de recuperação do setor hortifrutigranjeiro da Feira Livre. O serviço é coordenado pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Semop) e a ordem de serviço foi assinada pelo prefeito Marçal Filho com a participação de diversas instituições locais, incluindo a Associação Comercial e Empresarial de Dourados (Aced), representada pelo presidente Everaldo Leite Dias.

A Aced também apresentou um resumo histórico do espaço. Segundo documentos da associação, a demanda pela criação da feira surgiu na década de 1940, quando o município se consolidava como polo agrícola e comercial. Atas datadas de 1948 registram discussões sobre a implantação da primeira feira livre, destinada a ampliar oportunidades para pequenos produtores e a oferta de alimentos à população.

A primeira edição da Feira Livre ocorreu em 15 de agosto de 1948, na Praça Antônio João. Desde então, o evento passou por diferentes localizações, mantendo ao longo de aproximadamente 78 anos a função de integrar produtores rurais e consumidores e de fomentar a economia local.

Sobre a obra: o empreendimento, parado há anos, foi retomado pela atual gestão municipal. O investimento total previsto é de R$ 3.479.500,24, com parte dos recursos viabilizados pela senadora Soraya Thronicke e contrapartida do município no valor de R$ 56.400,32. A intervenção abrangerá uma área de 3.795 metros quadrados e visa concluir a estrutura existente, oferecendo mais conforto e segurança aos feirantes e melhor atendimento ao público.

O projeto inclui instalação de cobertura com telhas de aço galvanizado, execução das instalações elétricas e hidrossanitárias, implantação do sistema de proteção contra descargas atmosféricas (SPDA) e de equipamento de prevenção e combate a incêndio e pânico. O prazo estimado para a execução é de três meses. A empresa contratada para os trabalhos é a CR Arquitetura e Construção Ltda.

A retomada das obras atende a reivindicação antiga de feirantes e frequentadores da Feira Central e representa um avanço para um dos principais espaços de comércio e convivência da cidade.

LEIA TAMBÉM

MAIS POPULARES