quinta-feira, junho 25, 2026
InícioEconomiaLula assina contratos e autoriza retomada das obras da fábrica de fertilizantes

Lula assina contratos e autoriza retomada das obras da fábrica de fertilizantes

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou na quinta-feira (25) os contratos para concluir a planta da Unidade de Fertilizantes Nitrogenados III (UFN-III), em Três Lagoas (MS). O projeto faz parte do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e deve receber mais de R$ 5 bilhões em investimentos.

A obra estava paralisada desde 2015. A retomada foi confirmada pela Petrobras após nova avaliação técnica e econômica que apontou a viabilidade do empreendimento.

O Palácio do Planalto classificou a UFN-III como estratégica para ampliar a produção nacional de fertilizantes, reforçar a segurança alimentar e reduzir a dependência de importações.

A previsão é que a unidade entre em operação comercial em 2029. A capacidade indicada é de 3,6 mil toneladas diárias de ureia granulada e 2,2 mil toneladas diárias de amônia, o que correspondem a cerca de 1,3 milhão de toneladas de ureia por ano — aproximadamente 16% da demanda nacional pelo insumo.

A localização em Três Lagoas foi destacada pelo governo como vantajosa, já que o Centro-Oeste responde por cerca de 40% da demanda brasileira de ureia, puxada por culturas como milho, cana-de-açúcar, algodão e pastagens.

Segundo o Planalto, a proximidade com polos produtores tende a aumentar a confiabilidade do abastecimento e a reduzir custos logísticos para produtores nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Paraná e São Paulo.

No escopo do Novo PAC, a carteira de fertilizantes da Petrobras reúne quatro unidades: Fafen-BA, Fafen-SE, ANSA e UFN-III. Com a entrada em operação dessas plantas, a estatal projeta suprir cerca de 35% do mercado nacional de ureia até 2029.

Antes da retomada das fábricas, a totalidade da ureia consumida no país era importada.

LEIA TAMBÉM

MAIS POPULARES