A Câmara Municipal de Dourados promoveu, na manhã desta quarta-feira (24), a palestra “Assédio Moral e Sexual no Ambiente de Trabalho”. A atividade foi ministrada pela comandante do 3º BPM de Dourados, tenente-coronel Gabriella Fernandes de Oliveira, com foco na prevenção e no enfrentamento de condutas que comprometem a saúde, a dignidade e o bem-estar no trabalho.
A abertura do encontro ficou a cargo da presidente do Legislativo, Liandra Brambilla (PSDB). Estiveram presentes os vereadores Sérgio Nogueira (PSDB) e Laudir Munaretto (MDB).
Durante a apresentação, a tenente-coronel Gabriella detalhou as diferentes formas de assédio que podem ocorrer em ambientes profissionais, com atenção específica ao serviço público. Foi ressaltado que situações isoladas às vezes são resolvidas pelo diálogo, enquanto práticas repetidas exigem apuração e medidas mais firmes.
Foram citados exemplos de condutas que podem configurar assédio: sobrecarga de trabalho, isolamento ou boicote profissional, controle excessivo das atividades, humilhações em público, exposição vexatória e ameaças constantes de demissão.
Também foi informado que existem canais institucionais de acolhimento e denúncia, além de vias cíveis, com possibilidade de atuação das forças de segurança e de órgãos competentes quando necessário.
A presidente da Câmara destacou a atuação da Procuradoria da Mulher e mencionou a Sala Rosa, inaugurada em outubro de 2023, destinada a acolher vítimas, analisar casos e encaminhá-los aos órgãos responsáveis. A iniciativa integra a política institucional de proteção e enfrentamento de violência e assédio.



