Em um confronto intenso realizado em Lódz, na Polônia, a seleção feminina de vôlei do Brasil superou o Japão com um resultado de 3 sets a 2 (23-25, 25-21, 25-18, 19-25, 15-8) neste sábado (26). Com essa vitória, o time garantiu presença na final da Liga das Nações, onde enfrentará a Itália, que venceu a Polônia por 3 a 0 (25-18, 25-16, 25-14) também na mesma data. A grande final está marcada para este domingo, com início às 15h, no horário de Brasília.
A equipe, sob o comando de Zé Roberto Guimarães, teve dificuldades iniciais, perdendo o primeiro set por 25 a 23 para as japonesas. Contudo, o Brasil se ajustou ao longo do jogo e dominou os dois sets seguintes, vencendo-os por 25 a 21 e 25 a 18 sem grandes dificuldades.
No quarto set, o Japão intensificou seu desempenho para evitar a eliminação e conseguiu uma sequência de cinco pontos, fechando a parcial em 25 a 19. No tie-break decisivo, a seleção brasileira estabeleceu uma vantagem significativa, enquanto as adversárias não conseguiram lidar com a pressão, e o Brasil encerrou a partida com um ataque de Júlia Bergmann, finalizando em 15 a 8.
Bergmann foi uma das principais jogadoras da partida, marcando 24 pontos, logo atrás de Gabi, que fez 25. Essa vitória é considerada uma revanche para a equipe brasileira, que havia sido eliminada pelo Japão na semifinal do torneio anterior. Agora, o Brasil enfrentará a atual campeã da Liga das Nações e dos Jogos Olímpicos, que se apresenta na final com uma trajetória invicta e uma série de 28 vitórias consecutivas. Esta é a quarta vez que a seleção feminina brasileira chega à decisão, após ser vice-campeã em 2019, 2021 e 2022, em busca do seu primeiro título na Liga das Nações.



