O Irã terminou em empate por 1 a 1 com o Egito e agora aguarda a confirmação de que avançará às oitavas de final como um dos melhores terceiros colocados. A partida teve desfecho polêmico: um gol iraniano nos acréscimos foi anulado pelo VAR por impedimento.
O Egito abriu o placar aos 5 minutos, quando Mahmoud Saber aproveitou um lance criado por Mohamed Salah. O Iran igualou aos 14, com Ramin Rezaeian, em uma resposta rápida após o início frenético do jogo.
No primeiro tempo, a seleção iraniana teve um pênalti, convertido em tentativa por Mehdi Taremi, que foi defendida pelo goleiro egípcio Mostafa Shobeir. Já no fim do jogo, Taremi acertou a trave de cabeça antes de Shoja Khalilzadeh empurrar a bola para as redes aos 48 minutos do segundo tempo; a jogada, porém, foi anulada por posição irregular.
Com o empate, o Egito terminou em segundo lugar no grupo, somando cinco pontos, atrás da Bélgica no saldo de gols. A equipe egípcia se classificou pela primeira vez para as fases eliminatórias de uma Copa do Mundo e enfrentará a Austrália em Dallas no dia 3 de julho.
O Irã ficou em terceiro, com três pontos, e precisa aguardar o fechamento dos demais grupos para saber se entra entre os oito melhores terceiros classificados.
Antes da partida, os Estados Unidos haviam flexibilizado restrições de viagem impostas à delegação iraniana, permitindo que a equipe rumasse ao local do jogo dois dias antes. Após a partida, a delegação iraniana retornará à base no México, em Tijuana.
O jogo contou com grande presença de torcedores egípcios e também de apoiadores iranianos. Algumas bandeiras pré-revolucionárias foram vistas na arquibancada e houve vaias ao hino iraniano. Organizado localmente como o chamado “Jogo do Orgulho”, o encontro exibiu bandeiras arco-íris no estádio e transcorreu sem incidentes externos.



