Uma audiência pública será realizada na próxima quinta-feira (25 de junho), às 18h, na Câmara Municipal de Dourados, para discutir a elaboração do Plano Municipal de Políticas Públicas para Imigrantes, Refugiados e Apátridas.
A atividade é promovida pelo mandato do vereador Franklin e deve reunir representantes da comunidade imigrante, universidades, organizações da sociedade civil, gestores públicos e o público em geral. O objetivo é coletar propostas para políticas permanentes de acolhimento, integração e garantia de direitos.
A iniciativa parte do entendimento de que o crescimento da diversidade cultural no município demanda ações que assegurem acesso a serviços como educação, saúde, assistência social e emprego, além de outras garantias fundamentais.
O debate ocorre em um contexto de presença histórica de comunidades paraguaias e japonesas na cidade e do aumento, nas últimas décadas, de moradores oriundos do Haiti, Venezuela, Cuba, Senegal, Angola, Guiné e de estudantes internacionais vinculados às universidades locais.
A programação inclui apresentações culturais, palestra da servidora pública Rita Buttes, da Prefeitura de Porto Alegre, o lançamento do Projeto Mediadores Interculturais e a apresentação da proposta inicial do plano municipal.
Quem não puder comparecer presencialmente poderá contribuir por meio de formulário disponibilizado pela organização, como forma de ampliar a participação social e incorporar diferentes experiências à construção do plano.
A audiência conta com o apoio da Coordenadoria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, dos Departamentos de Ações Afirmativas da UEMS e da UFGD e do Conselho Municipal dos Imigrantes, Refugiados e Apátridas (COMIRA).



