A organização brasileira da Cúpula do Clima, marcada para os dias 6 e 7 de novembro em Belém, anunciou que as credenciais de imprensa para a COP30, que ocorrerá de 10 a 21 de novembro, não serão aceitas para acesso ao evento.
Para participar da cúpula, os interessados devem solicitar uma credencial específica, com o prazo se encerrando às 18h do dia 31 de outubro. As solicitações devem ser feitas exclusivamente pelo site cop30.br, na seção “imprensa”. Não haverá credenciamento no local, e pedidos feitos após o término do prazo não serão aceitos.
Para o cadastro, é necessário fornecer uma foto recente, um documento de identificação com foto (RG ou CNH para brasileiros e passaporte para estrangeiros), além de uma carta oficial do veículo de imprensa, assinada pelo editor-chefe e impressa em papel timbrado, confirmando a vinculação profissional e o pedido de cobertura do evento.
A Cúpula do Clima de Belém reunirá chefes de Estado, ministros e líderes internacionais com o objetivo de abordar os desafios globais relacionados às mudanças climáticas. A programação inclui a Plenária Geral dos Líderes, que contará com discursos de autoridades e representantes de organismos internacionais, e diversas sessões temáticas lideradas pelo presidente Lula. Os temas abordados incluirão Clima e Natureza: Florestas e Oceanos, Transição Energética e a marca de dez anos do Acordo de Paris.
Além disso, será lançado o Fundo Florestas Tropicais para Sempre, que reunirá países com florestas tropicais e investidores.



